sábado, 7 de dezembro de 2013

..
..
Música
 A música tem acompanhado o homem desde a pré-história, tornando-se um elemento característico do ser humano. É impossível pensar no mundo atual sem a música. Além das bandas musicais que enlouquecem milhões de fãs no mundo todo, a música ainda está presente nos toques de celulares, comerciais de TV, nos sons que saem do computador, etc. Além disso, se não fosse a música, você ficaria entediado, pois não poderia cantarolar quando não tem nada pra fazer ou quando está debaixo do chuveiro. 
Falando de forma clara, a música é a sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. Como já foi dito, a música tem várias funções. A função artística é considerada por muitos sua principal função, porém existem outras como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia) e religiosa.

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso?

Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música. É a seqüência de sons que você vai cantar ou tocar. Pra você entender melhor, vamos pegar um exemplo, o hino nacional brasileiro. A melodia é a forma que você canta, cada música tem uma melodia diferente. Você não canta o hino nacional da mesma forma que a música “Garota de Ipanema”. Isso é a melodia.

Ritmo é o que age em função da duração do som. É a definição de quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona. Você já percebeu que na parte “(...) margens plácidas”, o “plá” demora mais que o “cidas”? Isso é o ritmo da música.

Harmonia é a combinação dos sons ouvidos simultaneamente, é o agrupamento agradável de sons. No nosso exemplo, você poderia muito bem tocar a música apenas com uma nota de cada vez, porém ficaria sem graça. Por isso, quanto mais notas musicais você tocar simultaneamente (acordes) de forma agradável, harmoniosa, melhor será a música.

Os sons que habitualmente utilizamos nas músicas são chamados de notas musicais, cada uma é representada por uma letra:
Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A) e Si (B).
Ainda há outros símbolos de alterações das notas: o sustenido (#) e o bemol (b).

Cada uma dessas notas possui uma altura diferente, sendo graves (freqüência menor, mais "grossa", como a voz masculina) ou agudos (freqüência maior, mais "fina", como a voz feminina). A organização dessas alturas é chamada de escala musical.

A combinação diversificada dos elementos melodia, ritmo e harmonia dão origem ao que chamamos de estilos musicais. Os estilos musicais são muitos, porém podemos citar os mais comuns: rock, pop, rap, funk, tecno, samba, country, jazz, blues, etc. Contudo, os estilos são tão variados, que novas combinações surgem a todo tempo. Da derivação do rock, por exemplo, surgiram diversas derivações como o poprock, punkrock, emocore, heavy metal, hard rock, rock alternativo, indie-rock e muitas outras.
   
Fonte : Brasil escola

..



..
..

Fabula


   A fabula nasceu no oriente e foi reinventada no Ocidente pelo escravo grego Esopo, que criava historias baseadas em animais para mostrar como agir com sabedoria. Suas fabulas, mais tarde, foram reescritas em versos, com um acentuado tom satírico, pelo escravo romano Fedro. Contudo, o grande responsável pela divulgação e reconhecimento da fabula no Ocidente moderno foi o francês Jean de La Fontaine, um poeta que conhecia muito bem a arte e as manifestações da cultura popular.
Motivado pela natureza simbólica das Fabulas, La Fontaine criava suas historias com um único objetivo: tornar os animais o principal agente da educação dos homens. Para isso os animais são colocados em uma situação humana exemplar, tornando-se uma espécie de símbolo. Por exemplo: a formiga representa o trabalho, o leão simboliza a força: a raposa, a astúcia; e o lobo, o poder despótico; e assim por diante. (...)


(Irene A. Machado. Literatura e redação – os gêneros literários e a tradição oral. São Paulo: Scipione, 1994. p. 57)
Português linguagen volume 1, ensino médio/ Willian Roberto Cereja / Thereza Cochar Magalhaes

..

.. .. Música   A música tem acompanhado o homem desde a pré-história, tornando-se um elemento característico do ser humano. É impossível pen...